Bruno Linhares

Um blog sobre Comunicação, Marketing, Filosofia e Cultura

Conteúdo, Comunidade e Comércio (Microsoft e o Futuro)

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A visão da Microsoft sobre o futuro – ou pelo menos aquilo com que os “caras de Seattle” querem nos brindar – foi revelada em evento recente para um grupo de publicitários, empreendedores e executivos atuantes na web brasileira.

 

Steve Ballmer, CEO Mundial da gigante, e Bruce Woolsey, Diretor na área de “Advertising Solutions”, através de curtas palestras buscaram nos dar pistas de por onde anda o pensamento e a ação da Microsoft para o próximo período.

 

Entre alfinetadas ao seu rival do ramo de buscas e loas de otimismo, apesar da crise em uma semana de cataclisma nas bolsas mundo afora, vaticinaram profundas transformações nos próximos dez anos.

 

O leitor poderia dizer –  e daí ? Isto eu também sabia … Mas o mais importante é refletir sobre as propaladas mudanças, já que, com o poder do monopólio, há muita chance de que parte dessas previsões efetivamente venham ocorrer, inclusive por conta dos valores empenhados em seu orçamento para Pesquisa & Desenvolvimento nos laboratórios de Seattle.

 

Vou me eximir de comentar a mais bombástica declaração – “em dez anos toda a mídia será digital”, dado o longo debate que já cerca o tema. Tipicamente norte americano comentário, desses que dá as costas às centenas de milhões de terráqueos despossuidores de acesso ao ambiente digital, aí incluída a TV, que será a ponta de lança, em minha opinião, da futura inclusão digital dos muito excluídos.

 

Mas um tema interessante, do ponto de vista ético, é o da confluência entre Conteúdo, Comunidade e Comércio. É um fenômeno já claramente perceptível e segundo a visão da dupla, a intensificar-se de forma vertiginosa nos próximos anos. Algumas reflexões e comentários se impõe.

 

A boa prática publicitária de transparência da mensagem, de sua origem e caráter se esvanece quando a autoria passa a ser “comunitária”. A relevância a ser obtida a partir do conhecimento dos hábitos e intenções de consumo também transforma o “advertising” em notícia. A seletividade do fornecimento do conteúdo somado ao maior controle dos consumidores sobre os meios de divulgação, a um clique de distância ou a uma tecla da pausa, ensejam um novo paradigma para as técnicas de comunicação.

 

Claramente a sociedade está despreparada para regular o potencial de manipulação e impor limites éticos à esse novo panorama, como já o consegue finalmente realizar na arena da publicidade tradicional. A bola está ainda com os profissionais da área.

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Written by brunolinhares

Outubro 18, 2008 às 6:43 pm

Publicado em Internet e o futuro

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