Bruno Linhares

Um blog sobre Comunicação, Marketing, Filosofia e Cultura

A Opinião Publica e seu simulacro

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Sob a inspiração de Margareth Tatcher – “there is not such thing as society” – podemos nos questionar sobre o que exatamente representa a tão decantada opinião pública nesses tempos de web 2.0. Ainda que o ultra liberalismo esteja tão fora de moda, em plena ressaca de subprimes, quanto as considerações críticas sobre o pensamento da Dama de Ferro, a questão parafraseada é pertinente.

 

Afinal, as redes sociais na web se constituem em um formato que empresta “materialidade” inédita a manifestação do público sobre ampla gama de assuntos. Fala-se da “Tirania da Transparência” – não existiriam mais barreiras para que a avaliação das pessoas possa ser diretamente expressa, percebida e divulgada. É tempo de manifestar-se no espaço da rede e garantir o registro perene das próprias opiniões, complementado pelos comentários dos amigos ou demais pessoas conectadas em sua rede.

 

A Sra Tatcher complementava seu raciocínio assumindo que o lugar da inexistente sociedade era na realidade ocupado por homens e mulheres, que como indivíduos ou núcleos familiares representariam o formato básico de congregação da espécie humana. De forma análoga, podemos considerar que a fragmentação existente nas redes sociais, formadas por círculos encadeados de pessoas, unidos por vínculos de afinidade, representa a opinião pública no Século XXI.

 

No entanto, o conceito de “Opinião Pública”, assim como o de “Sociedade Civil”, tem ligação com a construção da cidadania e dos direitos civis, árduas conquistas da Civilização nos séculos passados. A Opinião Pública tem relação com a construção do Consenso ou com a explicitação das contradições no seio da sociedade. Por intermédio dos mecanismos de comunicação social e de participação cívica, o exercício da cidadania é realizado. As formas democráticas de gestão do Estado e das relações sociais estão baseadas no diálogo contínuo com os agentes sociais e com o respeito a Opinião Pública.

 

Então a opinião dispersa do público é essencialmente diversa da Opinião Pública, no que esta traz de essencial. As redes sociais são importantes veículos de comunicação. Inauguram um formato multi direcional, com amplo sucesso e adesão crescente dos internautas. Mas enquanto expressão da opinião pública, não vão além de seu simulacro.

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Written by brunolinhares

Abril 14, 2008 às 12:57 am

Publicado em Redes Sociais

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